Como receber notícias de sites

Liferea - RSS

Você provavelmente tem sua rotina na internet, lista de sites que sempre acessa em busca de notícias para ficar sabendo das últimas atualizações. Se não tiver paciência para ficar acessando o site toda hora, provavelmente possui alguma forma de receber atualizações. Muitos produtores de conteúdo avisam de suas publicações no Facebook e Twitter, porém mesmo assim você pode perder muita coisa.

Primeiramente o Facebook não envia notificações para todas as pessoas que deveria, conforme as pessoas vão curtindo e compartilhando ele vai enviando para as demais, então você pode não ser notificado. No Twitter as informações são extremamente voláteis e é fácil perder um tweet, principalmente quando você recebe vários num curto período de tempo. Na inbox do YouTube as pessoas também não estão sendo notificadas de novos vídeos em alguns casos.

Além desses problemas mencionados, você ainda depende de uma empresa para receber as notificações. Embora o serviço possa funcionar corretamente, você permite que ela conheça seus interesses, que podem ser negociados com terceiros, e também censurar algum conteúdo que você poderia receber.

Porém existe uma solução para esses casos, ela é anterior ao Facebook e Twitter, do tempo que o Netscape ainda estava vivo, na verdade foi lá que surgiu. O RSS, e posteriormente o Atom (apenas uma estrutura diferente de arquivo, porém com mesmo princípio), funcionam como uma página de site, porém sua estrutura é feita para ser lida por programas, então esses programas podem facilmente identificar quando ocorreu alguma atualização e avisá-lo.

Para utilizar os feeds RSS/Atom é simples. Primeiro você precisa escolher um leitor, existem diversas opções, desde o próprio navegador, programas desktop, sites online, até aplicativos para celular. Talvez o mais utilizado foi o Google Reader, que funcionava muito parecido com o Gmail para ver as notícias, porém esse serviço foi descontinuado. Recomendo a opção desktop, ou online onde você mesmo hospede, para evitar problemas com privacidade ou censura. No GNU/Linux recomendo o Liferea (Linux Feed Reader).

rss-icon

Depois de selecionado o leitor, é preciso do endereço dos canais que você deseja visualizar as notícias. Nos blogs normalmente está identificado como “Feed”, “RSS” ou com o ícone a cima, esse ícone também pode ser encontrado próximo a barra de endereços em alguns navegadores, ou até o botão “Inscrever” como na nova versão do Firefox. Alguns sites fica restrito a barra de endereço ou botão do navegador e outros infelizmente não possuem. Esse blog possui e pode ser utilizado, ou se tiver alguma dúvida https://eduardoklosowski.wordpress.com/feed/ é o endereço do canal RSS do meu Blog.

Após descobrir o endereço do canal RSS (ou Atom), basta abrir o programa e adicionar o link, o processo muda conforme o programa, mas basta achar a opção e colar o endereço. De tempos em tempos o aplicativo ira conectar neste endereço, verificar se existe alguma atualização, e notificá-lo caso positivo. Agora será mais difícil você perder alguma atualização. Eu uso o RSS para os canais do YouTube que acompanho e nunca tive problema de perder algum vídeo publicado, as vezes até sou notificado de vídeos que foram rapidamente removidos (apesar de não conseguir assisti-los), ou que só estão disponíveis para quem possui o link depois que passou algum tempo público. Vale lembrar que versões online costumam remover notícias antigas não lidas, normalmente por volta de 30 dias, mas você provavelmente irá ver antes desse tempo caso seja de seu interesse.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s