Duck Duck Go: Pesquisa e XMPP

Duck Duck Go

Quem utiliza a internet, uma hora ou outra sempre acaba pesquisando algum site, normalmente no Google, Yahoo! ou até mesmo no Bing. Porém muitos já se surpreenderam ao pesquisar algo e ver várias propagandas em outros sites, tendo o assunto pesquisado ou principalmente o produto(Flagras de Atendimento do site Vida de Suporte). Isso acontece devido ao rastreamento que determinados sites fazem, uma vez que se você pesquisar algo existe maior possibilidade de você querer comprar algo relacionado e vendo uma propaganda sobre influenciar a venda. Porém vendas não são a única utilização possível desses dados, casos armazenados essas buscas e acessos, pode-se descobrir muito mais sobre a pessoa do que ela tenha publicado, além dessas informações serem mais confiáveis sobre determinados hábitos.

Para que não ocorra é necessário evitar esses rastreamentos, existem plugins para os navegadores que prometem fazer isso, porém existem serviços de buscas que simplesmente não te rastreiam, ou seja, você precisa apenas trocar um serviço por outro.

Entre as alternativas temos o Startpage, que faz as pesquisas no Google por você, como se estivesse fazendo via proxy. Para o Google alguém fez essa pesquisa, porém ele não tem como associá-la a uma pessoa.

Outra e talvez o mais famosos de todos, é o Duck Duck Go. A parte que gosto dele são os elementos da interface, quando faço alguma pesquisa referente a desenvolvimento, apare logo a baixo do campo de pesquisa, respostas do Stack Overflow, ou outros sites como Wikipédia já integrados na página, opção para fazer a pesquisa limitando a algum site de documentação. O que achei mais interessante é a desambiguação, onde são apresentados várias opções, se pesquisar por Python, apareceram como alternativas a linguagem de programação, Monty Python e outros.

Além de pesquisa em sites, existem a opção de imagens, vídeos e áudio de acordo com o conteúdo pesquisado. Porém outro serviço disponível é um servidor XMPP (ou Jabber, que é o nome antigo). Segue o procedimento para configurar no Pidgin (https://duck.co/blog/using-pidgin-with-xmpp-jabber), outros clientes também são compatíveis, basta pegar as informações do servidor deste artigo. Apesar do domínio dukgo.com, como o XMPP permite comunicação entre servidores é possível adicionar contatos do Gtalk e outros servidores, nunca testei do Facebook, porém creio que seja possível também.

Podemos utilizar softwares específicos e plugins para aumentar a privacidade, porém muitas vezes temos uma alternativa tão boa quanto e que pode ser adotada sem muitos esforços. Esses serviços de busca surgiram na Deep Web, assim podendo mostrar resultados que não apareceriam nos buscadores mais utilizados, vale a pena conferir e migrar com certeza.

Anúncios

Um comentário sobre “Duck Duck Go: Pesquisa e XMPP

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s