Backup HD Externo

Hoje vou compartilhar como faço meu backup com vocês. Comprei um HD externo a algum tempo e todos meus dados que quero guardar, gravo no mesmo, porém se ocorresse alguma falha, perderia todas as minhas informações, então precisava de uma cópia de segurança. Como ainda tenho o meu primeiro computador, o qual não utilizo mais, porém ainda funciona perfeitamente, além de um HD razoável, decidi utilizar o mesmo como backup. Agora o desafio foi como fazer e manter uma cópia atualiza dos arquivos, uma vez que o computador de backup não está ligado todo o tempo, não depender de procedimentos manuais ou fazer a cópia integral dos arquivos toda vez que demoraria muito.

A solução foi extremamente simples, no GNU/Linux temos um programa chamado “rsync”, que é uma ferramenta para fazer cópia de arquivos, a parte interessante é justamente por fazer todo esse controle que eu preciso, a primeira vez que sincronizar, todos os dados serão copiados, nas próximas, apenas as diferenças (arquivos alterados, adicionados e excluídos) serão transmitidas. Outra vantagem é que ele funciona via rede, então posso utilizar o meu HD externo no meu notebook e utilizar o SSH para fazer o sincronismo.

Na prática o funcionamento foi assim, com os HDs devidamente funcionando e acessíveis pelo sistema operacional, rsync instalado no notebook e computador (apt-get install rsync no Debian ou Ubuntu), copiei para o HD externo meus arquivos e executei rsync -av --progress --delete --exclude lost+found /media/HDEXTERNO user@192.168.0.100:/media/HDVELHO/(reparem na barra no final do diretório de destino, ela é importante). Com esse comando mando o meu notebook fazer uma cópia de todo o conteúdo do HD externo (/media/HDEXTERNO) para o diretório /media/HDVELHO/HDEXTERNO no meu computador via SSH (usuário user no IP 192.168.0.100), deixando de fora o diretório “lost+found” que é do Ext4 e não desejo incluir no backup. Depois de fazer alterações no HD externo, posso executar esse mesmo comando novamente que será feito o sincronismo dos arquivos, sem mistérios. Porém vale lembrar que mudanças feitas no HD do computador serão sobrescritas, então utilizo o mesmo para visualizar arquivos, existem opções do rsync para copiar apenas arquivos que forem mais novos na origem e ignorar arquivos mais novos no destino, porém para o meu caso não foi necessário.

Para quem prefere uma interface gráfica, existe o Grsync. Extremamente simples de instalar (apt-get install grsync no Debian e Ubuntu). A princípio pode ser um pouco assustador a quantidade de opções, porém é só olhar com calma e escolher o que desejar ou utilizar a padrão mesmo. Depois de configurar as opções é possível salvar a configuração para reutilizá-la depois. Quando for executar será chamado o rsync em brackground, a sincronização ocorrerá como na linha de comando.

Hoje utilizo o Grsync para fazer backup de alguns diretórios para o HD externo e o rsync na linha de comando (através de um alias do Bash) para fazer o backup do HD para o computador. Se algum dia tiver problemas com o HD no computador, simplesmente substituo-o e executo o rsync, se tiver problema com o HD externo, compro outro, executo o rsync com os diretórios invertidos para copiar tudo para o HD externo e volto a utilizá-lo normalmente.

Também o possível utilizar esse mesmo esquema invertendo o diretório de gravação, você pode gravar seus arquivos em algum diretório e fazer o backup no HD externo, acredito que seria um caso até mais comum, porém preferi deixar esse espaço livre no notebook, já que tinha o computador disponível.

Anúncios

Um comentário sobre “Backup HD Externo

  1. Pingback: Hack ‘n’ Cast - Sobrevivendo a uma falha de HD -

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s