Remover arquivos duplicados

Há algum tempo, escrevi sobre o método que utilizo para fazer backup do meu hd externo. Porém quando comecei a utilizá-lo, tinha pouco mais de 500 GB de arquivos e muitos backups antigos, diretórios que quando iria formatava o computador, simplesmente olhava que faltava fazer backup de um diretório apenas, copiava-o inteiro, recuperar os arquivos mais importantes ou utilizados, enquanto os demais ficavam perdidos e ocupando espaço, mesmo já vindo de outro backup.

A questão é que eu tinha, pelo menos, uns seis backups, envolvendo formatação e cópias de pendrivers. Muitos desses arquivos estavam repetidos, significando que eu poderia deixar apenas uma cópia, apagando as demais e mesmo assim ter todos os meus arquivos.

O primeiro método que pensei foi gerar hash de todos os arquivos, e depois compará-los para encontrar duplicados, porém gerar hash de 500 GB é extremamente demorado e muitos desses arquivos não sobrem alterações, então não seria necessário recalcular toda execução. Olhando no sistema de arquivos, temos a informação de última alteração no arquivo, então bastava gerar um cache com informações de arquivo, hash e data da última alteração, toda vez que o for executado, poderia comparar primeiro a data de alteração e calcular o hash apenas se necessário.

Com o script pronto, a primeira execução foi demorada, uma vez que teria que calcular o hash dos 500 GB, levando algumas horas, encontrando 5 GB de arquivos que poderiam ser apagados sem que eu perdesse qualquer informação. Uma próxima execução foi muito mais rápida, não levando mais de dois minutos, desde que com modificações em arquivos pequenos.

Consegui logo apagar uns 2 ou 3 GB, porém a lista de arquivos duplicados, apesar de auxiliar no processo, não era algo muito prática, uma vez que teria que buscar o arquivo manualmente para apagá-lo. Com arquivos grandes o processo ia rápido, e liberava mais espaço, porém em arquivos de texto puro não dava um rendimento satisfatório. Como sou programador web, logo montei uma página para listar esses arquivos, com um checkbox para selecionar os arquivos que desejava apagar, deixando o processo todo muito mais prático. Hoje tenho menos de 5 MB de pequenos arquivos duplicados, que comparados aos 5 GB representa menos de 0,1%.

Reorganizei todo o código, aproveitando para montar uma interface web mais completa, e publiquei o código no github sobre licença MIT (https://github.com/eduardoklosowski/deduplicated), então quem quiser dar uma olhada, utilizar, ou até contribuir com o desenvolvimento do mesmo fique à vontade.

Uma explicação rápida para quem deseja utilizá-lo. Por ser escrito em Python, recomendo a instalação via pip com o comando pip install git+https://github.com/eduardoklosowski/deduplicated.git ou pip install git+https://github.com/eduardoklosowski/deduplicated.git#egg=deduplicated[web] caso deseje instalar as dependências da interface web. Com isto você terá o comando deduplicated, bastando utilizar os parâmetros update para atualizar o cache dos arquivos, duplicated para listar os arquivos duplicados ou check para atualizar o cache e exibir os arquivos duplicados, seguido de um ou mais diretórios que deseja verificar, exemplo deduplicated check /home/eduardo. Caso tenha instalado a interface web, basta executar o comando deduplicated-web e abrir o endereço http://127.0.0.1:5050/.

Também existe uma opção para verificar se um arquivo está no cache com o comando indir, exemplo deduplicated indir meuarquivo.txt /home/eduardo. A vantagem é que você não precisa ter os arquivos para fazer essa verificação, eu verificava se os arquivos do meu notebook estavam no hd externo desta forma, sem precisar estar com ele ligado.

Recentemente tive um problema com o meu hd externo, essa história está no hack ‘n’ cast (quando for publicado disponibilizo o link aqui). Como eu tinha o cache do meu hd externo, pude compará-lo com o meu backup, descobrindo o que não estava atualizado e se eu tinha perdido algo. Esse procedimento se resumiu a executar as funções de atualização do cache na manualmente para adaptar certas partes e listar determinados valores. Caso alguém deseje posso até montar o script como uma função extra.

Eu fiquei extremamente feliz ao conseguir economizar o espaço do meu hd externo, o que já valeu o programa. Quando tive problemas no hd externo, percebi que ter as coisas organizadas e automatizadas, podendo consultar alguns logs, torna tudo mais fácil e tranquilo, bastando efetuar o RMA e depois executar um rsync para resolver todo o problema, obviamente teve a parte de formatação e criptografia também.

3 comentários sobre “Remover arquivos duplicados

  1. Pingback: Hack ‘n’ Cast - Sobrevivendo a uma falha de HD -

Comente

