Começo a aprender Rust

Começo a aprender Rust

Neste final de semana comecei a estudar a linguagem de programação Rust. E para registrar o meu estudo, pretendo escrever alguns textos aqui, começando pelo motivo de ter escolhido esta linguagem, mas depois comentar o que estou achando e dificuldades que estou encontrando.

O principal motivo para eu escolher esta linguagem está ligando as principais linguagens que utilizo, sendo que existia um caso onde elas não atendiam. Para entender a necessidade vou listá-las.

De forma geral utilizo shell script (bash para ser mais específico) quando tenho que fazer automações, ou se já existe algum programa pronto, simplificar o seu uso. Sendo seu maior exemplo o Commit Rules, que permite executar comandos para validar o commit, onde leio o arquivo de configuração, executo alguns comandos e manipulo a saída e exit status dos mesmos.

Quando preciso desenvolver algo mais elaborado, opto pelo Python, que por ser uma linguagem bem geral e de rápido desenvolvimento, facilita bastante o meu trabalho, sendo desde programas em linha de comando, até aplicações web. Vou deixar aqui de exemplo o Deduplicated, que foi desenvolvido como uma biblioteca, tendo tanto uma interface por linha de comando, quanto web.

Porém Python não é uma linguagem que tem foco em performance, especialmente na versão 3. Este foi um dos principais motivos de algumas pessoas da comunidade Python ficarem de olho no Go, o que talvez seria o meu caminho, se tivesse tido necessidade de performance. Também cheguei a pesquisar sobre o Genie, porém por ser recente e a pouca documentação, fizeram eu a deixá-la de lado, até por nem ela, nem Vala terem tido um grande sucesso.

Tenho algum conhecimento de C, porém é mais teórico que prático, não tendo tanta confiança para escrever um software seguro nesta linguagem. Também já tentei estudar mais sobre algumas ferramentas, como Make e Autoconf, porém não encontrei bons materiais para o meu estudo.

Neste ponto encontrei Rust, que pode ser visto como uma alternativa ao C, porém verifica o acesso seguro a memória em tempo de compilação, aumentando minha confiança em escrever um software seguro. Ele também um tem gerenciador de pacotes, que pelos meus testes funcionou muito bem e sem espalhar vários arquivos pelo sistema inteiro, podendo ser excluídos ao apagar um único diretório.

Rust tem outras qualidades, porém esses dois pontos suprem minhas “dificuldades” do C. Se encaixando como uma opção de linguagem quando preciso de desempenho (tenho controle semelhante ao C, e sem garbage collector como outras linguagens), porém ainda é uma linguagem nova com recursos bem interessantes em suas expressões (comandos).

No próximo texto comentarei mais sobre materiais e primeiras impressões.

2 comentários sobre “Começo a aprender Rust

  1. Não conhecia essa Genie, já ouvi do Vala que acho a idéia muito boa. Mas ultimamente tenho visto isso mesmo as pessoas migrarem pra Golang e Rust. Quanto mais pessoas usarem uma linguagem melhor pois vão surgir mais documentações e livros sobre a mesma e ajudar a resolver mais problemas, e como disse não foi o que aconteceu com Vala e Genie. Tenho ficado curioso com o Rust a única coisa que não gosto muito é a demora na compilação, pois estou acostumado com linguagens como python, php, ruby, porem sei que esse tempo extra de compilação é uma das grandes vantagens do Rust.

    Curtir

    • Obrigado pelo comentário. Sobre o Genie, até achei estranho compilá-lo com o valac. Com relação a compilação, como ainda não fiz nada grande, não tenho a menor ideia do tempo de compilação dele ou de outras, como Java ou C#, então é mais justo comparar com essas linguagens, que infelizmente também não tenho experiência com a compilação.

      Curtir

Comente

