Recuperando arquivos apagados

Uma hora ou outra, todos perderão alguns arquivos, corrompidos pelo sistema de arquivos, ou simplesmente deletado sem intenção. Na linha de comando é necessário ter cuidados maiores com espaços em branco. Meu problema não foi muito grave, na verdade até fiquei bem tranquilo, porém como sempre, ainda queria saber quais arquivos foram apagados para que pudesse recuperá-los. Contarei a história do que foi possível fazer neste caso.

A primeira coisa, para evitar mais perdas, aumentando as chances de recuperação, é desmontar a unidade, ou colocá-la em somente leitura, o que poderia ser feito com um umount ou mont -o remount,ro. No meu caso como era no próprio /, desliguei o computador e usei um sistema num pendrive. Isso é importante, como serão alterados alguns dados do sistema de arquivos, evita mais percas ou o corrompimento total do sistema de arquivos.

Uma ferramenta fácil e simples para recuperar os arquivos é o extundelete (pacote extundelete no Debian). Para usá-la basta executar extundelete, caminho do sistema de arquivos e uma opção de recuperação, como --restore-file caminho_do_araquivo, --restore-directory caminho_do_diretorio, ou até mesmo um --restore-all para recupera todos os arquivos. Lembrando que todos esses caminhos são relativos a raiz do sistema de arquivos, se o arquivo for o “/home/user/arquivo.txt”, sendo “/home” o ponto de montagem da partição “/dev/sdb1” seria extundelete /dev/sdb1 user/arquivo.txt.

Na maioria dos casos essa ferramenta atende, porém se quiser ir mais a fundo para buscar algum pedaço de informação que não pode ser recuperado ainda existe o debugfs. No caso executei um debugfs /dev/sdb1, executei o cd até chegar no diretório desejado e usei os comandos lsdel e ls -d para listar os arquivos. Com o ls -d consegui o número do inode aonde está o arquivo, na posse desta informação é possível utilizar várias outras técnicas, ou simplesmente a lista de arquivos que estava ali e foram apagados, mesmo que não tenha sido possível recuperá-lo anteriormente com o extundelete.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s